quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Boletim III SIEF # 3: Programação Científica
PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA
27/07 – Segunda-feira
8h
Credenciamento
9h
Abertura: III SIEF: 150 anos do nascimento de John Dewey
Marcus Vinicius da Cunha – USP/Rib. Preto
Pedro Angelo Pagni – UNESP/Marília
David T. Hansen – Programa em Filosofia & Educação da Teachers College, Columbia University, EUA – apresentação em vídeo-conferência: “Columbia University & Teachers College: Vida e obra de John Dewey”
9h30
Conferência 1: O chamado à participar: John Dewey sobre as dimensões pedagógica e moral da comunicação.
Megan Laverty - Programa em Filosofia & Educação da Teachers College, Columbia University, EUA
Debatedor: Roberto Cavallari Filho - Programa em Filosofia & Educação da Teachers College, Columbia University, EUA
13h30
Conferência 2: O "social self" hegeliano de John Dewey.
James Good – Diretor do Departamento de Ciências Socias da North Harris College, EUA.
Debatedora: Leoni Padilha Henning - UEL/Londrina
16h
Sessões de pôsteres
20h30:
Mesa 1: John Dewey e o Pragmatismo no Brasil.
Investigação, modelos e valores
- Luiz Henrique de Araújo Dutra – UFSC
Dewey: Pragmatismo e a relação entre natureza humana e meio ambiente
- Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral – USP/SP
John Dewey e o Pragmatismo no pensamento educacional brasileiro
- Marcos Lorieri – Centro Universitário Nove de Julho/SP
Debatedor: Divino José da Silva – UNESP/Pres. Prudente
28/07 – Terça-feira
9h
Conferência 3: A resposta espiritual de Dewey à crise da Modernidade e Pós-modernidade.
Jim Garrison - Programa em Currículo e Ensino da Virginia Tech, EUA
Debatedor: Luiz Henrique de Araújo Dutra – UFSC
14h
Sessões de comunicação
16h
Sessões de comunicação
20h
Mesa 2: John Dewey e a Educação no Brasil.
A apropriação da pedagogia renovada em manuais didáticos usados na formação de professores
- Vera Teresa Valdemarin - UNESP/Araraquara
A Escola Laboratório da Universidade de Chicago: algumas lições
- Carlos Otávio Fiúza Moreira - FioCruz/RJ
John Dewey na filosofia da educação no Brasil - apropriações, críticas e perspectivas atuais
- Pedro Angelo Pagni - UNESP/Marília
Debatedor: Andrés Mejía Delgadillo/Universidad de Los Andes, Colômbia
29/07 -Quarta-feira
9h
Conferência 4: A recepção de Dewey na pedagogia espanhola do começo do século XX
Gonzalo Jover Olmeda – Diretor do Departamento de Teoria e História da Educação da Universidade Complutence de Madrid, Espanha.
Debatedor: Pedro Angelo Pagni - UNESP
14h
Sessões de comunicação
16h
Sessões de comunicação
20h
Mesa 3: John Dewey e as Políticas Públicas no Brasil.
A influência do pensamento de John Dewey (1859-1952) nas políticas públicas de educação no Brasil
Clarice Nunes – Universidade Federal Fluminense
A apropriação de John Dewey por Anísio Teixeira
Ana Waleska Polo Campos Mendonça - PUC/RJ
A articulação entre ciência e política a partir da idéia de Laboratório: John Dewey e as políticas públicas no Brasil
Libânia Nacif Xavier – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Debatedor: Tarso B. Mazzotti – Universidade Estácio de Sá/RJ
22h30
Encerramento:
Marcus Vinicius da Cunha - USP/Rib. Preto
Megan Laverty - Programa em Filosofia & Educação da Teachers College, Columbia University, EUA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ola , estou fazendo mestrado nos EUA e gostaria de saber onde posso encontrar a trad. deste blog, para pesquisadores americanos? Pois gostaria de indicar a alguns colegas.
ResponderExcluirEstamos providenciando o folder em ingles. Mandaremos por e-mail, ok?
ResponderExcluirGostaria de saber o local e endereço onde será realizada a programação científica.
ResponderExcluirObrigado,
Prof. Sul Brasil Pinto Rodrigues
Prezado Professor, acabamos de inserir, neste blog, o Boletim III SIEF # 11 com as informações requisitadas.
ResponderExcluir