quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Boletim III SIEF # 3: Programação Científica


PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

27/07 – Segunda-feira

8h
Credenciamento

9h
Abertura: III SIEF: 150 anos do nascimento de John Dewey
Marcus Vinicius da Cunha – USP/Rib. Preto
Pedro Angelo Pagni – UNESP/Marília
David T. Hansen – Programa em Filosofia & Educação da Teachers College, Columbia University, EUA – apresentação em vídeo-conferência: “Columbia University & Teachers College: Vida e obra de John Dewey”

9h30
Conferência 1: O chamado à participar: John Dewey sobre as dimensões pedagógica e moral da comunicação.
Megan Laverty - Programa em Filosofia & Educação da Teachers College, Columbia University, EUA
Debatedor: Roberto Cavallari Filho - Programa em Filosofia & Educação da Teachers College, Columbia University, EUA

13h30
Conferência 2: O "social self" hegeliano de John Dewey.
James Good – Diretor do Departamento de Ciências Socias da North Harris College, EUA.
Debatedora: Leoni Padilha Henning - UEL/Londrina

16h
Sessões de pôsteres

20h30:
Mesa 1: John Dewey e o Pragmatismo no Brasil.

Investigação, modelos e valores

- Luiz Henrique de Araújo Dutra – UFSC

Dewey: Pragmatismo e a relação entre natureza humana e meio ambiente

- Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral – USP/SP

John Dewey e o Pragmatismo no pensamento educacional brasileiro
- Marcos Lorieri – Centro Universitário Nove de Julho/SP
Debatedor: Divino José da Silva – UNESP/Pres. Prudente

28/07 – Terça-feira

9h
Conferência 3: A resposta espiritual de Dewey à crise da Modernidade e Pós-modernidade.
Jim Garrison - Programa em Currículo e Ensino da Virginia Tech, EUA
Debatedor: Luiz Henrique de Araújo Dutra – UFSC

14h
Sessões de comunicação

16h
Sessões de comunicação

20h
Mesa 2: John Dewey e a Educação no Brasil.

A apropriação da pedagogia renovada em manuais didáticos usados na formação de professores
- Vera Teresa Valdemarin - UNESP/Araraquara

A Escola Laboratório da Universidade de Chicago: algumas lições
- Carlos Otávio Fiúza Moreira - FioCruz/RJ

John Dewey na filosofia da educação no Brasil - apropriações, críticas e perspectivas atuais
- Pedro Angelo Pagni - UNESP/Marília
Debatedor: Andrés Mejía Delgadillo/Universidad de Los Andes, Colômbia


29/07 -Quarta-feira

9h
Conferência 4: A recepção de Dewey na pedagogia espanhola do começo do século XX
Gonzalo Jover Olmeda – Diretor do Departamento de Teoria e História da Educação da Universidade Complutence de Madrid, Espanha.
Debatedor: Pedro Angelo Pagni - UNESP

14h
Sessões de comunicação

16h
Sessões de comunicação

20h
Mesa 3: John Dewey e as Políticas Públicas no Brasil.

A influência do pensamento de John Dewey (1859-1952) nas políticas públicas de educação no Brasil
Clarice Nunes – Universidade Federal Fluminense

A apropriação de John Dewey por Anísio Teixeira
Ana Waleska Polo Campos Mendonça - PUC/RJ

A articulação entre ciência e política a partir da idéia de Laboratório: John Dewey e as políticas públicas no Brasil
Libânia Nacif Xavier – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Debatedor: Tarso B. Mazzotti – Universidade Estácio de Sá/RJ

22h30
Encerramento:
Marcus Vinicius da Cunha - USP/Rib. Preto
Megan Laverty - Programa em Filosofia & Educação da Teachers College, Columbia University, EUA

4 comentários:

  1. Ola , estou fazendo mestrado nos EUA e gostaria de saber onde posso encontrar a trad. deste blog, para pesquisadores americanos? Pois gostaria de indicar a alguns colegas.

    ResponderExcluir
  2. Estamos providenciando o folder em ingles. Mandaremos por e-mail, ok?

    ResponderExcluir
  3. sul brasil pinto rodrigues3 de julho de 2009 às 07:36

    Gostaria de saber o local e endereço onde será realizada a programação científica.
    Obrigado,
    Prof. Sul Brasil Pinto Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Prezado Professor, acabamos de inserir, neste blog, o Boletim III SIEF # 11 com as informações requisitadas.

    ResponderExcluir